quinta-feira

Um jantar especial para comemorar o Dia dos Namorados...


Batata Gratinada com Roquefort

Ingredientes:

1 kg de batatas
4 gemas
400 ml de creme de leite fresco
150 g de queijo roquefort
2 dentes de alho bem picados
1 cebola pequena bem picada
alguns ramos de tomilho
1/2 tablete (100 g) de manteiga
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Ligue o forno à temperatura média. Descasque as batatas, lave, escorra e enxugue-as. Em seguida, corte-as em fatias de 2-3 mm de espessura. Reserve. Coloque as gemas em uma tigela com 300 ml de creme de leite, sal e pimenta-do-reino. Bata com um batedor manual até obter uma mistura homogênea. Acrescente 100 g do queijo esmigalhado, o alho e a cebola, um pouco de tomilho bem picado e bata mais um pouco. Unte um refratário com 1 colher (sopa) de manteiga e disponha as fatias de batata em camadas, distribuindo sobre cada camada um pouco da mistura preparada. Salpique a última camada com 4 colheres (sopa) de manteiga em flocos, cubra com papel-alumínio e leve ao forno por cerca de 1 hora, ou até a batata ficar macia. Enquanto isso, coloque em uma panela a manteiga, o creme de leite e o queijo esmigalhado restantes. Leve ao fogo baixo e cozinhe, sem parar de mexer, até obter um creme homogêneo. Retire o papel-alumínio do refratário, despeje o creme preparado, junte alguns ramos de tomilho e deixe no forno até a superfície ficar bem dourada. Retire do forno e sirva.


Arroz à Grega

Ingredientes:

2 cenouras médias
1 cebola pequena
150 g de vagem
1 pimentão vermelho
1 folha de louro
4 colheres de sopa de óleo
2 xícaras de arroz
4 xícaras de água fervente
sal e pimenta-do-reino

Modo de Preparo:

Lave muito bem o arroz e deixe escorrer e secar. Lave bem a cenoura, corte-a em cubos pequenos ou rale utilizando o lado grosso do ralador. Elimine as sementes do pimentão e corte-o em cubinhos. Corte as vagens em fatias finas. Pique finamente a cebola. Coloque o óleo na panela e leve ao fogo para aquecer, acrescente a cebola e refogue em fogo baixo até que a cebola fique transparente. Acrescente os legumes picados e refogue em fogo alto por 2 minutos, coloque o arroz e misture bem, adicione a água fervente, a folha de louro e sal. Misture, tampe a panela, abaixe o fogo e cozinhe o arroz até que seque bem a água. Apague o fogo e deixe o arroz descansar por 5 minutos. Misture com um garfo e sirva.


Linguado ao Molho de Tangerina

Ingredientes:

8 filés de linguado com cerca de 150g cada
farinha de trigo
7 colheres (sopa) de manteiga
200 ml de suco de tangerina
suco de 1 laranja
cebolinha verde
sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:

Passe os filés na farinha de trigo. Em uma frigideira antiaderente, derreta a metade da manteiga e frite os filés por 5 minutos de cada lado, virando-os delicadamente com uma espátula. Tempere-os com uma pitada de sal e uma generosa pitada de pimenta-do-reino. Retire-os da frigideira e reserve, mantendo-os quentes. Misture a manteiga restante com 1 colher (chá) de farinha de trigo, até obter um creme homogêneo, incorpore ao molho de cozimento e deixe engrossar em fogo baixo. Junte o suco de tangerina e o de laranja e misture com um batedor manual até obter um molho cremoso. Acerte o sal e a pimenta. Volte o peixe para a frigideira, aqueça bem e distribua em pratos individuais. Salpique com a cebolinha verde picada e sirva. Se preferir, sirva com couve-flor ou batata cozida, temperada com azeite de oliva e sal.


Panqueca de Maçã Caramelizada

Ingredientes:

Massa:
1 xícara de leite
2 ovos
3/4 xícara de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga derretida
pitada de sal
recheio
2 maçãs
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara de açúcar
canela a gosto
sorvete de creme

Modo de Preparo:

Para o preparo da massa, coloque em uma tigela a farinha de trigo e pitada de sal. Misture em outro recipiente o leite, ovos e manteiga derretida; acrescente lentamente à mistura de farinha, mexendo até obter uma massa bem lisa. Reserve. Descasque as maçãs e corte-as em fatias; coloque as fatias em uma frigideira com um pouco de manteiga e leve ao fogo para cozinhar rapidamente as maçãs, cerca de 5 minutos; salpique com 1 colher (sopa) de açúcar e deixe esfriar. Aqueça uma frigideira antiaderente (22 cm aproximadamente) e unte-a levemente com um pouco de manteiga. Coloque 1/4 xícara da massa e gire a frigideira para distribuir bem a massa, ainda mole. Coloque algumas fatias de maçã sobre a panqueca, doure-a dos dois lados e reserve, faça o mesmo com a massa e maçãs restantes. Coloque 1/2 xícara de açúcar em um prato e espalhe bem, aqueça novamente a frigideira antiaderente e coloque 1/2 colher (sopa) de manteiga. Passe os dois lados de cada panqueca no açúcar, apertando, coloque cada panqueca na frigideira e leve ao fogo para caramelizar o açúcar, vire e caramelize o outro lado. Retire, dobre ao meio e mantenha aquecida; termine as panquecas e coloque-as em um prato, servindo com sorvete de creme e uma pitada de canela.

Bom Apetite...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fico imensamente feliz com a sua visitinha e o seu comentário, qualquer dúvida terei prazer em ajudar, responderei através do meu blog e por e-mail se assim puder...
Bjs, Kátia.